domingo, 12 de março de 2017

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1 - 8° ANO




MEUS QUERIDOS, ENTREGUEM FOLHA COM NOME, NÚMERO E SÉRIE SOMENTE COM AS RESPOSTAS.
1- Leia o texto e responda a questão proposta.
“No Brasil, costumam dizer que para os escravos são necessários três “Ps”, a saber, pau, pão e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo. (André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711)
a) Qual a crítica ao sistema escravista feita pelo autor do trecho apresentado?
2 -Leia os versos e a seguir responda as questões propostas.
"Seiscentas peças barganhei / - Que pechincha! - no Senegal / A carne é rija, os músculos de aço, / Boa liga do melhor metal. / Em troca dei só aguardente,/
/ Contas, latão - um peso morto! / Eu ganho oitocentos por cento / Se a metade chegar ao porto".(Heinrich HEINE, apud BOSI, Alfredo. DIALÉTICA DA COLONIZAÇÃO. São Paulo: Cia. das Letras, 1992).
a)     Sobre o que o texto acima está tratando?
b)     Qual a relação que podemos estabelecer entre o texto acima e os trechos do filme “Amistad”?
3- Leia o texto e escolha a alternativa correta.
[...] e em lugar de ouro, de prata e de outros bens que servem de moeda em outras regiões, aqui a moeda é feita de pessoas, que não são nem ouro, nem tecidos, mas sim criaturas. E a nós a vergonha e a de nossos predecessores, de termos, em nossa simplicidade, aberto a porta a tantos males [...]”Garcia II, rei do Congo, século XVII.
O texto indica a ocorrência do tráfico de escravos a partir da África indicando que havia também a responsabilidade:
a) dos europeus, que invadiram o continente e introduziram a escravidão.
b) dos próprios africanos, que haviam participado desde o início da comercialização dos escravos.
c) dos colonos americanos, que abriram as portas das novas terras para a entrada dos escravizados.
d) dos próprios africanos, que estavam sedentos por metais preciosos como ouro e prata.

4- Leia o texto abaixo e escolha a alternativa correta.
“A Coroa portuguesa e outros Estados europeus devastaram a África, marcando para sempre sua história. Estimularam guerras entre seus habitantes e praticaram o escambo de produtos manufaturados, aguardente, fumo e tecidos por cativos de tribos rivais. Até o século XIX, enquanto durou a escravidão no Novo Mundo, milhões de africanos foram retirados do continente e encaminhados para as plantations americanas, em torno de 5 milhões só para a América portuguesa.”
CAMPOS, F.; MIRANDA, R. G. A escrita da história. São Paulo: Escala Educacional, 2005. p. 213.
Sobre o comércio de escravos no continente africano, é incorreto afirmar:
a) Na África, o comércio de escravos teve início, possivelmente, por volta do século II a. C., quando o faraó Snefru retornou da região da Núbia com milhares de prisioneiros de guerra que se tornaram escravos no Egito Antigo.
b) O tráfico negreiro moderno ocasionou transformações na sociedade africana, pois o aumento ou a diminuição da escravidão interna (na África) estava relacionado (a) com a maior ou a menor demanda externa (para a América).
c) Com a conquista árabe de parte da África, no século XII, principalmente no norte do continente, o tráfico de escravos e o número de pessoas escravizadas na África diminuíram consideravelmente, voltando a aumentar apenas após a chegada dos europeus ao continente.
d) As pessoas tornavam-se escravas na África principalmente em razão das guerras entre tribos rivais, sendo os capturados reduzidos à condição de cativos. As guerras ocorriam entre os diversos reinos africanos e também entre as diferentes etnias do continente.

5 - Faça uma síntese sobre o tráfico negreiro. Leve em consideração os trechos do filme
Amistad.